PPPeixes de Coimbra
A nova Passagem Para Peixes do Açude-Ponte de Coimbra
Considerando a ineficácia da antiga passagem para peixes, foram promovidos estudos direcionados a encontrar soluções para os problemas detetados.
Os estudos envolveram várias componentes, nomeadamente biológicas, hidráulicas e hidrológicas, sendo inclusivamente desenvolvido um estudo em modelo físico no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, para avaliar algumas das características integradas no projecto da PPPeixes de Coimbra.
Após os estudos concluiu-se que seria necessário construir uma nova passagem, também na margem esquerda, já que na margem direita existe a derivação de água para o canal condutor geral.
As características da nova passagem tiveram em consideração as principais espécies existentes no Mondego com potencialidade para utilizar o dispositivo.
Modelo físico da PPPeixes do Açude-Ponte de Coimbra (LNEC).
O objetivo da nova passagem para peixes do Açude-Ponte de Coimbra é permitir a migração dos peixes, contribuindo para a conservação das principais espécies piscícolas do rio Mondego e para a sustentabilidade da pesca profissional, em especial, da lampreia-marinha e do sável.
Vista da PPPeixes e das bacias sucessivas com Coimbra em fundo (APA).
Vista das bacias sucessivas de montante para jusante (APA).