top of page

Barbo-comum Luciobarbus bocagei

Família: Cyprinidae

Estatuto de Conservação: Pouco Preocupante (LC)

Valor Económico: Médio

Comportamento migratório: Potamódromo

Espécie que habita as zonas do rio de maior dimensão, mais profundas, com velocidade de corrente reduzida a moderada e com elevada cobertura de vegetação. É uma espécie omnívora que se alimenta sobretudo de detritos e de invertebrados. 

O seu ciclo de vida desenvolve-se totalmente em água doce. Na época de reprodução (maio e junho) sobe os rios à procura de habitats adequados para a desova.

Boga-comum Pseudochondrostoma polylepis

Família: Cyprinidae

Estatuto de Conservação: Pouco Preocupante (LC)

Valor Económico: Médio

Comportamento migratório: Potamódromo

Espécie que habita sobretudo as zonas intermédias dos rios, com velocidade de corrente moderada a elevada e com abundante cobertura de vegetação. A sua alimentação consiste em material vegetal, detritos e, ocasionalmente, invertebrados.

 

A boga-comum passa todo o seu ciclo de vida em água doce e, na época de reprodução que ocorre entre março e junho, percorre grandes distâncias para as zonas de montante dos rios para realizar a postura dos ovos.

Truta-de-rio Salmo trutta

Família: Salmonidae

Estatuto de Conservação: Pouco Preocupante (LC)

Valor Económico: Médio

Comportamento migratório: Potamódromo

Espécie que geralmente ocorre nas zonas mais de montante dos rios, com águas frias, bem oxigenadas, com velocidade de corrente elevada, substrato grosseiro e densidade de vegetação capaz de providenciar abrigo aos indivíduos adultos e aos juvenis. 

A truta-de-rio alimenta-se de uma grande diversidade de insectos aquáticos, mas os indivíduos de maior dimensão podem ingerir pequenos peixes e anfíbios. A migração reprodutora inicia-se em novembro, podendo o período de desova prolongar-se até janeiro.

Bibliografia:

 

  • Cabral, M.J. (coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N., Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos-Reis, M., (eds.). 2006. Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. Instituto da Conservação da Natureza, Lisboa, 660 pp.

 

  • Kottelat, M. & Freyhof, J. 2007. Handbook of European freshwater fishes. Kottelat, Cornol, Switzerland e Freyhof, Berlin, Germany.

bottom of page