
Enguia-europeia Anguilla anguilla
Família: Anguillidae
Estatuto de Conservação: Em Perigo (EN)
Valor Económico: Elevado
Comportamento migratório: Catádromo
Espécie bastante importante do ponto de vista da conservação e que na fase adulta habita os estuários ou os rios.






A enguia apresenta um ciclo biológico complexo, sofrendo várias metamorfoses ao longo da sua vida. A época de reprodução inicia-se com a descida dos rios em direção ao meio marinho. Julga-se que a sua reprodução ocorra no Mar dos Sargaços, no Oceano Atlântico. Após a eclosão, as larvas de enguia iniciam uma migração em direção à plataforma continental. Nesta fase sofrem uma nova metamorfose e iniciam a migração para os rios.
Muge Liza ramada
Família: Mugilidae
Estatuto de Conservação: Pouco Preocupante (LC)
Valor Económico: Reduzido
Comportamento migratório: Catádromo

O muge, também conhecido por taínha, apresenta uma distribuição ampla em Portugal Continental, fruto da sua elevada tolerância a diferentes condições ambientais.
Habita águas salobras ou as zonas terminais dos rios, possuindo elevada tolerância a alterações de salinidade. Apresenta grande plasticidade alimentar, mas é preferencialmente detritívora. A época de reprodução ocorre de novembro a fevereiro, altura em que migram para o mar.
Bibliografia:
-
Cabral, M.J. (coord.), Almeida, J., Almeida, P.R., Dellinger, T., Ferrand de Almeida, N., Oliveira, M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz, A.I., Rogado, L. & Santos-Reis, M., (eds.). 2006. Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. Instituto da Conservação da Natureza, Lisboa, 660 pp.
-
Domingos, I. 2003. A enguia-europeia, Anguilla anguilla (L., 1758), na bacia hidrográfica do rio Mondego. Doutoramento em Ecologia e Biossistemática. Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Departamento de Biologia Animal.
-
Kottelat, M. & Freyhof, J. 2007. Handbook of European freshwater fishes. Kottelat, Cornol, Switzerland e Freyhof, Berlin, Germany.