Projetos setoriais - adaptIS
Plataforma colaborativa para adoção de medidas de adaptação às alterações climáticas no setor industrial e dos serviços
Promotor: IteCons (Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção)
Parceiro: ANQIP (Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais)
Orçamento do projeto: 79.671,40 euros (financiado à taxa de 100%)
Início: 28 de abril de 2015
Fim: 30 de abril de 2016
Sumário do projeto:
Numa época em que a economia e as alterações climáticas colocam novos desafios ao setor produtivo, esta candidatura apresenta um projeto inovador na dinamização de uma plataforma de colaboração para adoção de medidas de adaptação às alterações climáticas no setor industrial e dos serviços.
Não obstante o esforço que tem sido feito pela comunidade científica e entidades competentes na definição de estratégias de adaptação às alterações climáticas, o último relatório do Painel Intergovernamental sobre o tema (IPCC) continua a colocar Portugal como um dos países de maior vulnerabilidade à escala Europeia. É importante, contudo, reconhecer que se trata de um tema de largo espectro que exige uma forte articulação de competências, sem as quais não será possível intervir com a abrangência territorial e setorial desejável.
Neste contexto, propõe-se a conceção de uma plataforma multissetorial que desperte o tecido empresarial para a necessidade da avaliação de riscos e vulnerabilidades associadas a fenómenos climáticos extremos e consequente adoção de medidas de adaptação. Através de uma participação voluntária e não discriminatória de empresas, entidades do sistema científico e tecnológico, associações setoriais, entidades da administração central e local, entre outras, será possível construir uma rede de conhecimento e experiência que promova o diagnóstico e a consequente adoção de medidas de adaptação às alterações climáticas no setor industrial e dos serviços, bem como a divulgação de boas práticas.
Num esforço coordenado, o promotor e parceiro desta candidatura envolver-se-ão em ações de diagnóstico, no desenvolvimento de ferramentas de avaliação de risco e de suporte ao estabelecimento de medidas de adaptação às alterações climáticas relacionadas com as suas áreas de competência, nomeadamente da resiliência de estruturas e infraestruturas, da eficiência energética e hídrica, da qualidade do ar interior e do conforto, na perspetiva do edifício e da sua envolvente. A sistematização de casos de estudo emblemáticos, deverá, ainda, despertar o interesse de outras entidades e proporcionar o desejado efeito replicador em outros setores.
Constituindo-se como um veículo de cooperação entre empresas e entidades do sistema científico e tecnológico, licenciadoras e reguladoras, pretende-se que esta plataforma sirva de fator agregador e difusor de conhecimento sobre a adaptação às alterações climáticas no setor industrial e dos serviços.