O Aproveitamento Hidráulico do Mondego e o Açude-Ponte de Coimbra
O projeto do Aproveitamento Hidráulico do Mondego, iniciado durante a década de 70, tinha como objetivo a utilização integrada dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio Mondego para:
-
Produção de energia
-
Controlo e defesa contra cheias
-
Abastecimento de água a populações e indústrias
-
Fornecimento de água para rega
Este projeto compreende os aproveitamentos do Açude-Ponte de Coimbra, Barragem da Aguieira, Açude da Raiva e Barragem de Fronhas e outras estruturas associadas à rega e à protecção contra cheias, tais como estações elevatórias, canais de rega e diques.
O Açude-Ponte de Coimbra foi construído junto à cidade de Coimbra em 1981 e liga por estrada as duas margens do rio Mondego.
Associada a esta infraestrutura existe uma derivação de água para um canal localizado na margem direita, cujo objetivo é assegurar o fornecimento de água para a rega e para a indústria no Baixo Mondego.
Aproveitamento Hidráulico do Mondego (APA).
Vista geral do Açude-Ponte de Coimbra (APA).
Bibliografia:
-
Instituto da Água. 2002. As Barragens de Portugal.
-
Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos. 1962. Aproveitamento Hidráulico da Bacia do Mondego. Ministério das Obras Públicas, Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos, Direcção dos Serviços de Aproveitamentos Hidráulicos. Lisboa, Portugal.
-
Direcção Geral dos Recursos Naturais. 1988. Aproveitamento Hidráulico do Vale do Mondego. Ministério do Planeamento e Administração do Território, Secretaria de Estado do Ambiente e dos Recursos Naturais, Direcção Geral dos Recursos Naturais. Lisboa, Portugal.
-
Ferreira dos Santos, J. & Freitas, V. 2011. Aproveitamento Hidroagrícola do Baixo Mondego. Actualidade e Desafios Futuros. Engenharia dos Aproveitamentos Hidroagrícolas – Actualidade e desafios futuros, Jornadas Técnicas da APRH. Lisboa, Portugal.